Acompanhe as movimentações da minha carteira em Outubro

170

Nesta coluna, você vai acompanhar de perto a minha carteira de investimentos e aprender mais sobre a construção de uma carteira previdenciária.

A carteira teve uma valorização de 2,05% em outubro, levemente abaixo do Índice Bovespa, que valorizou 2,36%.

Continuei a desinvestir na empresa EcoRodovias (ECOR3) até que finalmente liquidei minha posição com um ótimo lucro. Reduzi mais uma vez minha posição em Hapvida (HAPV3), lucro de mais de 130%.

Fortaleci as empresas da carteira que continuam descontadas e também adicionei um novo ativo, do setor elétrico. Saiba mais sobre tudo isso a seguir.

Se quiser saber sobre toda a minha receita com investimentos, clique aqui.

Renda Fixa vs. Renda Variável

A proporção em renda fixa teve redução de 36,90% para 35,80%. A minha expectativa é que a proporção em renda fixa vá para próximo de 30% até o fim do ano.

Rentabilidade mensal

A rentabilidade mensal é medida ao levar em consideração a variação entre o preço na liquidação de todos os ativos e os rendimentos do mês. Para saber mais sobre o cálculo de rentabilidade.

Em outubro, a rentabilidade de 2,05% foi inferior ao índice Ibovespa, que funciona como um termômetro do mercado de capitais, e valorizou 2,36%.

Não dá e nem espero ganhar todas, embora a rentabilidade acumulada seja interessante, ainda mais quando levamos em consideração que mais de 30% dos meus investimentos estão em renda fixa, que possui uma remuneração mais baixa.

Para saber mais sobre os ganhos com dividendos e vendas de ativos, clique aqui.

Carteira de Investimentos

Dessa vez não houve alterações na quantidade de ativos, então a carteira continua com 26 ativos. A carteira aparenta ser muito pulverizada, mas as dez maiores posições representam 76,49%.

As maiores quedas nos ativos de renda variável foram em PMAN3 (-11,86%), UNIP6 (-8,69%) e CIEL3 (-5,50%). Toda essa queda foi mais do que compensada pelas altas em SAPR4 (10,40%), PRIO3 (6,20%) e HAPV3 (4,55%). Ativos com posições relevantes na carteira.

Outubro foi um mês em que realizei poucas operações, vamos falar das principais.

Operações

O mês começou com muitas compras, aumentando posição em ativos da carteira como: Banco ABC (ABCB4), PetroRio (PRIO3), Valid (VLID3), Klabin (KLBN4), Unipar (UNIP6) e CSU CardSystem (CARD3).

Lá pelo meio do mês realizei algumas vendas. Conforme já esperado, liquidei minha posição em EcoRodovias (ECOR3), em que meu ganho total foi por volta de 63%, já descontados impostos e taxas. Esse foi um ativo que comecei a comprar em fevereiro de 2018 até junho de 2019, sempre que o ativo estava com um bom desconto. De julho para cá comecei a vende-lo aos poucos até liquidar a posição agora em Outubro. Essa decisão foi por considerar o ativo já bem precificado, além das perspectivas desanimadoras para a empresa até final de 2020.

Aproveitei também para vender mais uma pequena parte da minha posição em Hapvida (HAPV3), diminuindo exposição a este ativo que ganhou notória representatividade na carteira após alta superior a 100%. Nessa venda meu lucro chegou a mais de 130%. Nesse caso, as perspectivas para a empresa são boas, porém acho que o mercado está sendo muito otimista precificando o ativo acima do que acredito ser o preço justo.

Cotação histórica de Hapvida (HAPV3)

Com o dinheiro da venda aproveitei para comprar um pouquinho do fundo imobiliário Mall Brasil Plural (MALL11) e também adicionei um novo ativo na carteira, a Cemig (CMIG4).

A Cemig é a empresa estatal de geração e distribuição de energia de Minas Gerais. É um ativo que fortalece a presença do setor elétrico na minha carteira, que até então a exposição continua razoável. Como é um setor com receitas mais previsíveis, isso torna a carteira um pouco mais defensiva.

Relutei um pouco para incluir Cemig na carteira, principalmente, por ser uma empresa estatal e precisamos pensar muito bem ao realizar investimento, pois os interesses dos acionistas minoritários costumam ficar em segundo plano, não é novidade que empresas estatais costumam ser usadas politicamente.

O que pesou a favor nesse caso é que o governador atual é o Romeu Zema do Partido Novo, um político pró-mercado. Como acompanho o trabalho dele e do partido, me sinto mais confortável quanto ao futuro da Cemig, pelo menos até 2022.

Independente da má gestão por alguns períodos, veja como a empresa ainda conseguiu ser lucrativa nos últimos dez anos:

Histórico de lucros da Cemig (CMIG4)

No mais, continuo deixando minha reserva para oportunidade e emergência lá na NuConta, rendendo 100% do CDI sem burocracia. A parte da carteira categorizada como Empréstimo segue rendendo 1,5% a.m., uma boa rentabilidade para a renda fixa.

Sigo aguardando boas oportunidades para investimento.

Para fechar!

Foi um mês com poucas operações, me desfiz de EcoRodovias (ECOR3) e adicionei Cemig (CMIG4). No resto fui fortalecendo os ativos já em carteira.

A bolsa continua a subir, mesmo depois de mais de 20% de alta durante o ano, e, ao meu ver, não demonstra sinais para parar. Ainda mais quando a Selic continua a cair, com perspectivas para chegar em 4,5% ao ano.

Quando a Selic cai, a bolsa tende a subir pois os investimentos em renda fixa ficam menos atrativos, o oposto também é verdadeiro, quando a Selic sobe, parte do capital tende a migrar da bolsa para a renda fixa.

Outro fator que contribui para a alta é a continuação das reformas, a da previdência já foi aprovada, trazendo um horizonte fiscal mais tranquilo e diminuindo o risco do país. O risco do país é um índice que mede a confiança dos investidores internacionais, saiba mais. Mesmo com essa reforma aprovada, o país só deve apresentar superávit lá pra 2021 ou depois. Porém, o mercado se antecipa e já conta com essa economia, o que deve acelerar o fluxo de investimentos no país.

Além disso, está começando a se discutir outras reformas, como a administrativa e tributária.

É isso, Poupadores! A cada mês dou um passo para a liberdade financeira. Espero que este conteúdo te ajude a ver que é possível para qualquer um montar uma carteira previdenciária e garantir uma boa aposentadoria.

Se gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar com os amigos.

Quer saber mais sobre algum ativo? Comenta aqui embaixo.