Veja como aumentei meu patrimônio em mais de 50%

127
Bolsa de valores para quem buscar crescer patrimônio

Olá, Poupadores e Poupadoras! Venho trazer a vocês a evolução do meu patrimônio no mês de dezembro.

Mais uma vez meu Patrimônio líquido subiu, dessa vez 8,26%, segundo melhor resultado para o ano. Meu PL terminou 2019 com aumento de 56,08%, bem acima da meta, de 25%.

Confira também minhas expectativas para 2020.

Saiba mais sobre o que é a Jornada da Riqueza e como medir sua riqueza. A seguir, você confere como estão os indicadores monitorados de enriquecimento e o resultado do mês em detalhes.

Taxa de Ativos Geradores de Renda

Este indicador mostra, em percentual, quanto o seu dinheiro está trabalhando para você. Quanto maior o percentual, melhor.

Mais uma alta no indicador, tudo isso se deu por realizar mais investimentos, principalmente em renda fixa. E, além disso, pela forte valorização dos meus ativos investidos. Só para ter uma ideia, um deles valorizou 42,13% só em dezembro.

Taxa de Endividamento

Este indicador é dado pela soma total de passivos dividida pela soma total de ativos. Ele é responsável por mostrar como o seu aumento patrimonial está sendo financiado: com dinheiro próprio ou através de empréstimos de bancos, financeiras, cartões, etc. Saiba mais sobre a taxa de endividamento.

O nível de endividamento teve uma leve alta graças à compra das passagens para o Chile, destino das minhas próximas férias. Minhas dívidas são basicamente compras parceladas no cartão de crédito.

Taxa da Riqueza

Esse indicador serve como um termômetro da independência financeira. Ou seja, viver apenas do rendimento dos meus investimentos. É preciso prestar bastante atenção a este indicador caso você deseje viver somente de rendimentos.

O indicador teve uma forte alta, isso ocorreu porque realizei um grande lucro em uma das empresas em que invisto na bolsa de valores, uma receita que não é recorrente.

Quando olho para 2020, estimo que receberei entre 8 mil e 14 mil em proventos, uma quantia considerável e que irá me colocar mais próximo da aposentadoria.

Patrimônio Líquido

O Patrimônio Líquido teve um forte aumento, de 8,26%, o segundo melhor resultado para o ano. Esse resultado é explicado tanto pela renda extra quanto pela forte valorização dos meus investimentos, especialmente nos últimos dois meses de 2019.

O destaque fica pelo investimento realizado em PetroRio (PRIO3), que não para de surpreender. Depois de mais de 25% de alta, a ação valorizou mais 42% agora em dezembro.

Seguimos controlando de perto as finanças para aproveitar ao máximo as oportunidades que o mundo apresenta.

Para 2020 o cenário dos investimentos me parece mais claro por um lado e mais nebuloso por outro.

Olhando exclusivamente para o Brasil, vejo uma perspectiva mais positiva do que foi em 2019, os números mostram que o crescimento econômico está acelerando. O ministro da fazenda Paulo Guedes já fala até que não seria surpresa o país crescer mais de 2%.

Já o lado negativo fica por conta dos EUA. Muitos números mostram que é provável que a bolsa de valores esteja mais próxima de entrar em baixa, afinal os preços das ações subiram em média 30% em 2019, enquanto os lucros das empresas subiram apenas 3%. Isso mostra que o retorno dos investimentos está cada vez mais longo e isso tende a ser corrigido em algum momento. Afinal você gostaria de investir em algo que demorará décadas para ter retorno?

Por isso mantenho uma boa posição em renda fixa, para aproveitar tanto um cenário de alta quanto um de baixa, caso o mundo venha entrar em alguma crise em 2020.

Tendo isso em mente e pensando em um cenário de Brasil crescendo abaixo de 2% e sem crise nos Estados Unidos, projeto um crescimento de por volta de 12,5% no patrimônio líquido. Esse cenário também considera crescimento na receita da minha esposa, que ainda não é consolidada e menos previsível.

A meta está traçada, agora é monitorar e enfrentar as adversidades.

E você, quais suas metas para 2020? Conta pra gente. Até a próxima, Poupadores e Poupadoras!