Você realmente quer ser rico?

432

Eu tenho certeza que você já ouviu alguém próximo dizendo que queria ser rica ou rico e isso resolveria todos os seus problemas. Não duvido nada que você também já pode ter falado isso em alguma ocasião, mas o que é realmente ser uma pessoa rica?

 

Ter muito dinheiro, poder viajar o mundo, comprar aquele carrão, o apartamento dos sonhos, uma casa em um sítio e ter uma vida pacata? O conceito de riqueza é abstrato e específico para cada um, tiramos disso então que ter riqueza não é somente ter uma grande quantidade de dinheiro acumulada e investida. O dinheiro não é um fim em si mesmo, ele não é o objetivo, mas um meio de alcançar as suas metas e os seus sonhos. Mas, como fazer isso então?

 

O primeiro passo para alcançar a estabilidade financeira e uma vida confortável é fazer um balanço do que você já tem: dívidas, bens móveis e imóveis, dinheiro guardado, etc. Você pode ler mais sobre isso clicando aqui. Em seguida, você precisa estabelecer metas para serem cumpridas em curto, médio e longo prazo. Não existem parâmetros específicos de quantia monetária para cada um desses prazos, isso vai depender muito da sua renda e do quanto você se dispõe a sacrificar por tal sonho.

 

Para o curto prazo, estão objetivos menores por assim dizer. São aqueles que podem ser alcançados com uma quantidade menor de dinheiro e dentro de um espaço de tempo mais curto, dois anos no máximo. Pode ser uma viagem de férias, a compra de um móvel novo, a reforma de algum cômodo, etc. 

 

Para o médio prazo, estão alvos um pouco maiores, como a troca de um carro, uma viagem mais longa de intercâmbio para fora do país, a faculdade dos sonhos, etc. Nesse, a quantia a ser arrecadada também aumenta e você precisa se preparar com um pouco mais de cautela para não acabar perdendo todo o fruto do seu esforço. Pode levar de três a cinco anos.

 

Para o longo prazo, temos aqueles “objetivos de vida”, que a maioria das pessoas dedica boa parte de sua vida para conseguir. Pode ser a realização do sonho da casa própria ou mesmo viver somente da renda dos seus investimentos (a essa altura, você já será craque na área). Nessa situação, você precisa pesquisar bastante antes de tomar a decisão final   para ter segurança e plena certeza de que o sonho se realizará conforme o planejado. 

Aprenda a transformar sonhos em objetivos com planejamento financeiro.

Ficamos por aqui, Poupadoras e Poupadores, em breve estaremos também trazendo conteúdo sobre renda fixa. Tem interesse? Comente abaixo!