Você não precisa deixar de viver para poupar

510

No mês do aniversário, o gasto sempre aumenta um pouco com as comemorações! Ainda assim, em setembro a taxa de poupança ficou em 35,27%, acima da média acumulada (30,62%).

Em relação a setembro de 2017, a receita aumentou cerca de 5%, enquanto as despesas reduziram 2,63%. O aumento na receita ocorreu devido a maiores salário e rendimento dos investimentos.

Nesta coluna, você acompanha meu orçamento mês a mês. Saiba mais sobre a Jornada da Riqueza.

Receitas

O aumento de 5% em setembro se deu por causa de dois fatores: meus investimentos e reajuste salarial.

Sabe aquela história que vivemos repetindo de colocar seu dinheiro para trabalhar para você? É justamente esse o caso! A melhoria nesse quesito é bem perceptível. Enquanto em setembro do ano anterior os ganhos foram de R$ 47,29, em setembro deste ano foram de R$ 179,99. Aumento de 280%.

Pode parecer uma pequena quantia, mas continua a crescer.

Tudo isso graças a seguir os princípios de poupar e investir, junto com uma pitadinha de tempo, que ajuda os juros compostos.

Abaixo você confere como minha receita varia ao longo do ano.

Despesas

Quando comparado a agosto, houve redução total de 2,63%.

Por categorias ocorreu reduções em Educação (12,58%), Saúde (22,75%), Transporte (30,08%) e Vestuário (61,72%).

Na categoria Educação, a conclusão do pagamento de um curso de aperfeiçoamento em endodontia para minha esposa fez o gasto diminuir.

Em Saúde as despesas com Léo diminuíram, embora outras ainda venham com vacinas, castração e outros cuidados.

Com transporte, os gastos voltaram à normalidade após despesas com manutenção do carro realizada nos meses anteriores.

Os menores gastos com vestuário ocorreram pela quitação de algumas despesas com roupas. Em setembro foi tanto meu aniversário, 4, quanto o de Dani, 18, então muitas compras foram realizadas no crédito. Mês que vem essa categoria vai aumentar.

Por outro lado, ainda comparado com agosto, houve mais gastos em Lazer (90,35%).

No mês de nosso aniversario naturalmente saímos mais para restaurantes. Conhecemos o Urban Park, ambiente agradável com bons restaurantes.

Tive também alguns gastos com cinema.

E também houve a compra de um belíssimo bolo na Caju Cake para comemorar o aniversário com os colegas de trabalho.

Previsto x Realizado

Com a poupança bem maior em setembro, o realizado ficou bem mais próximo do previsto. Até o final do ano a previsão é que todas as despesas se equacionem dentro do previsto.

Exceto a poupança, essa pode ficar acima do previsto =D

A poupança é considerada, por alguns autores, uma despesa. Isso não quer dizer que é um gasto, mas que o dinheiro empregado nesta categoria não será utilizado em gastos diários.

Saiba mais sobre orçamento financeiro.

Toda essa poupança está alinhada para conquistar nossos sonhos de maneira mais barata. Com boa parte do dinheiro poupado cumpriremos três objetivos em 2019.

Um deles é montar um moderno consultório odontológico para Daniela. No planejamento inicial fizemos apenas uma estimativa, conforme foi se aproximando começamos a detalhar. Recentemente escolhemos marcas e modelos. Em breve comentarei mais sobre esse objetivo.

Um outro objetivo é a especialização que a Dani pretende fazer em Salvador. Investir em educação geralmente é vantajoso no longo prazo.

E o terceiro é a troca do nosso carro. Vamos sair do Citroen C3 Exclusive 2009 para um Peugeot 208 Griffe ou Citroen C3 Exclusive, ambos 2014 ou 2015. Depois falarei mais sobre essa escolha.

Até os acontecimentos de outubro! Gostou? Tem dúvidas ou sugestões? Comente aqui.