Tudo o que você precisa saber sobre a Wiz

762
Tudo o que você precisa saber sobre a Wiz

Olá Poupadores e Poupadoras, hoje vamos fazer uma análise sobre a distribuidora de seguros Wiz. Sempre recomendamos que você invista de forma fundamentada, e por isso vamos conhecer esse negócio.

A Wiz é uma das maiores empresas de distribuição de seguro do Brasil. Seu negócio principal é transformar dados em conhecimento e, através de plataformas integradas de relacionamento e vendas, possibilitar a distribuição de serviços financeiros e seguros.

A empresa começou seu negócio quando ainda se chamava PAR Corretora e dependia de um contrato de exclusividade na prestação de serviço de Marketing e Vendas dos seguros para o balcão da Caixa Econômica Federal até 2021. Um ótimo contrato, até porque os controladores eram justamente a Caixa Seguradora e a FENAE (Associação dos funcionários da Caixa).

É bom deixar claro que a Wiz não é uma seguradora, isto é, seu negócio se restringe a ganhar comissão pela venda do seguro. Em caso de sinistro, quem se responsabiliza pelo seguro é a Caixa Seguradora.

Até meados de 2018, a relação contratual da Wiz com a Caixa era bem confusa e deixava margem para judicialização.

Para entender o papel da relação entre as empresas, tínhamos a Caixa Seguridade, com o direito de exclusividade sobre o serviço de seguro com a Caixa, que contratou a Caixa Seguradora, prestando o serviço de corretora de seguros, e que por sua vez contratou a Wiz para cuidar da parte de Marketing e Vendas da operação.  

Só que o contrato da Wiz com a Caixa Seguradora era até 2035 e o da Caixa Seguradora com a Caixa Seguridade até 2021. Dessa forma, a Wiz só conseguiria prestar serviço no balcão da caixa até 2021, caso o contrato entre Caixa Seguradora e Caixa Seguridade não fosse renovado.

Para resolver toda essa confusão, as empresas começaram a conversar de forma a chegar em um acordo que atendesse todas as partes. Finalmente, em agosto de 2018, se chegou ao acordo que está valendo até o presente momento.

Nesse acordo, foi preservado o direito de exclusividade na comercialização dos produtos no balcão da Caixa até fevereiro de 2021. Inclusive as taxas de comissionamento foram mantidas. O contrato agora é firmado diretamente com a Caixa Seguridade e não mais com a Caixa Seguradora.

Além disso, foi assinado um contrato de 10 anos com a Caixa para a prestação de serviços de backoffice e a Wiz ficou livre para prestar serviço fora do ambiente da caixa. Em contrapartida, a Caixa ficou de realizar um processo licitatório para definir quem prestará o serviço em seu balcão depois de fevereiro de 2021. O único serviço que ficará de fora é o habitacional.

E a Wiz está livre para competir nos mesmos termos dos demais concorrentes. Porém, é esperado que a Wiz tenha vantagem, visto que ela conhece todo o processo, tem know how dos produtos Caixa e, por isso, tem melhor capacidade de precificação e geração de valor.

Logo após o acordo, a Wiz tratou de buscar novas fontes de receitas para diminuir ao máximo os riscos causados pela dependência com a Caixa, de onde vinha praticamente todo seu faturamento.

Para começar, no dia 04 de maio de 2018, a Wiz adquiriu a Finanseg, empresa especializada na comercialização de produtos de consórcio e prestação de serviços de backoffice para administradores de grupos de consórcios e seguradoras. Isso contribuiu para a ampliação dos canais de atuação da Wiz.

Poucos meses depois, a Wiz adquiriu parte da GR1D Finance e GR1D Insurance, empresas que envolvem iniciativas digitais que estão de acordo com a visão de transformação digital que a Wiz acredita para o setor de seguros. Essa aquisição soma a experiência digital da GR1D com o conhecimento do mercado de seguros da Wiz.

Em meados de 2019, a Wiz adquiriu 40% da Inter Seguros, empresa responsável pela distribuição de seguros para os clientes do banco Inter. Juntas, elas são a maior plataforma digital de distribuição de seguros do Brasil. A aquisição custou R$ 114 milhões, primeira parcela no valor de R$ 45 mi e o restante em quatro parcelas anuais a serem pagas entre 2020 e 2023.

E a Wiz não parou por ai, em março de 2020, adquiriu 76% da Barigui Corretora, um dos maiores grupos distribuidores de veículos multimarcas do país e maior revendedor de seminovos do sul do Brasil. A Wiz terá um contrato de 10 anos de exclusividade para comercialização de produtos de seguros no balcão da rede Barigui. Isso diminuirá ainda mais a dependência com a Caixa.

É isso, Poupadores e Poupadoras, espero ter esclarecido o que a empresa faz, explicado a relação de dependência com o balcão da Caixa. No próximo artigo abordaremos o quanto essas iniciativas fora do ambiente da Caixa já representam no negócio e futuro do negócio.

Confira o restante da análise clicando aqui.

Conhece alguém interessado no assunto? Não deixe de compartilhar.

Gostou dessa primeira parte? Ficou com dúvidas? Deixa um comentário.