Três alternativas de investimento para a construção de uma reserva de emergência

326

Olá Poupadores, hoje vamos falar de três alternativas de investimento para sua reserva de emergência.

Poupança

O primeiro, e mais popular, é a tão conhecida poupança. Para investir nessa modalidade, você precisa ter uma conta bancária do tipo poupança, normalmente disponível em bancos tradicionais como: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Santander e Itaú.

Essa é a opção menos rentável. Em maio de 2012 foram definidas regras para a poupança sempre render menos do que a taxa básica de juros Selic. De lá para cá a poupança rende da seguinte forma:

  • Se a taxa Selic estiver acima de 8,5% a.a., a poupança rende 0,5% a.m. + Taxa Referencial (TR)
  • Se a taxa Selic estiver menor ou igual a 8,5% a.a., a poupança rende 70% da Selic + Taxa Referencial. Atualmente a Selic está em 6,5% a.a.

Atualmente a poupança está rendendo apenas 0,3715% ao mês. Nessa modalidade, seu dinheiro só rende no “aniversário” da sua conta, que ocorre todo mês no mesmo dia.

Se a rentabilidade é ruim, por outro lado a comodidade é um ponto positivo, além de ser uma opção que todo mundo conhece e confia. A poupança é um investimento isento de imposto de renda. Fácil de investir, basta depositar o dinheiro na conta. Além disso, o dinheiro pode ser sacado a qualquer momento. São três pontos positivos.

Tesouro Selic

O Tesouro Selic é um investimento em renda fixa com alta liquidez, disponibilizado através da plataforma do Tesouro Direto criada pelo governo federal. Essa plataforma permite a qualquer brasileiro emprestar dinheiro ao governo através de uma corretora. Confira as dicas para ter acesso ao Tesouro Direto e outros investimentos.

A rentabilidade desse investimento segue a taxa básica de juros Selic, atualmente em 6,5% ao ano. Rentabilidade maior do que a poupança, mesmo com o desconto do imposto de renda e de taxas de custódia. O rendimento é diário enquanto na poupança é mensal.

Por outro lado, esse investimento perde da poupança quando se trata de comodidade. Para investir no Tesouro Selic é necessário abrir conta em uma corretora e, todo ano, fazer a declaração no imposto de renda apresentando o informe de rendimentos disponibilizado pela corretora.

Outro aspecto negativo é que, no caso de resgate, o dinheiro só estará disponível no dia útil seguinte, enquanto que na poupança é imediato.

NuConta

A NuConta é a conta de pagamentos do NuBank, líder global no segmento dos bancos digitais. Essa é a melhor opção para reserva de emergência porque o NuBank criou a NuConta, unindo o que tinha de melhor da Poupança e Tesouro Selic.

Vamos começar falando da rentabilidade, que é a melhor entre as opções. A NuConta rende 100% do CDI, que hoje é de 6,4% ao ano, abaixo dos 6,5% do Tesouro Selic.

Mas sabia que, mesmo com uma taxa menor, a rentabilidade é maior que a Selic? Isso tudo é possível porque o NuBank empresta seu dinheiro diretamente ao Governo sem passar por intermediários que cobram taxa de custódia. Quando você, pessoa física, investe no Tesouro Selic, é obrigado a negociar através da bolsa de valores e a pagar a taxa de custódia de 0,25% ao ano.

Parece complicado, mas o NuBank simplificou tudo, basta colocar o dinheiro na conta e seu dinheiro já rende automaticamente. E pronto, basta sacar quando quiser e o NuBank já cuida de tudo para você.

Esse investimento une as duas maiores vantagens dos anteriores: resgate imediato, como na poupança e rendimentos diários, como no Tesouro Selic. A NuConta consegue entregar rentabilidade melhor que o Tesouro Selic, rendimento diário com resgate imediato e tudo isso com a simplicidade da Poupança.

Mas nem tudo são flores, o lado negativo fica por não ser uma conta disponível para todos, necessitando convite.

Só para noção da diferença de rentabilidade entre as três opções, segue tabela comparando quanto renderia cada um dos investimentos durante um ano a partir de um capital investido de R$ 10mil.

 

É isso poupadores, por isso deixo minha reserva de emergência na NuConta. Quem não tem NuConta pode usar a Poupança, Tesouro Selic ou ambos, afinal a diferença de rentabilidade não é tão grande assim.

Gostou? Tem dúvidas? Deixe um comentário.