Preparar-se para os altos e baixos faz toda a diferença

105

Nesta coluna, você vai acompanhar de perto a minha carteira de investimentos e aprender mais sobre a construção de uma carteira previdenciária.

A carteira teve uma valorização de 6,52% em novembro, muito acima do Índice Bovespa, que valorizou apenas 0,95%.

Liquidei uma posição em Ultrapar (UGPA3) e vendi parte da posição em Klabin (KLBN4). Fortaleci as empresas da carteira que continuam descontadas como Cemig e Valid, entre outras.

E ainda confira a estratégia que utilizo para o caso de a bolsa de valores brasileira cair de forma expressiva, acima de 20%.

Se quiser saber sobre toda a minha receita com investimentos, clique aqui.

Renda Fixa vs. Renda Variável

A proporção em renda fixa teve outra redução, de 35,80% para 33,84%. Essa redução foi causada tanto pelos novos aportes quanto pela valorização dos ativos na renda variável.

A minha expectativa é que a proporção em renda fixa vá para próximo de 30% até o fim do ano. Será uma boa reserva de oportunidades caso aconteça alguma crise mundial que impacte a bolsa de valores brasileira no curto prazo.

Rentabilidade mensal

A rentabilidade mensal é medida ao levar em consideração a variação entre o preço na liquidação de todos os ativos e os rendimentos do mês. Para saber mais sobre o cálculo de rentabilidade.

Em novembro, a rentabilidade de 6,52% foi muito superior ao índice Ibovespa, que funciona como um termômetro do mercado de capitais, e valorizou apenas 0,95%. Esse mês compensou e muito os últimos dois meses em que fiquei abaixo do Ibovespa.

A rentabilidade atualizada está em 41,84% até o momento, e lembrando que estou com mais de 30% alocado em renda fixa.

Para saber mais sobre os ganhos com dividendos e vendas de ativos, clique aqui.

Carteira de Investimentos

O número de ativos na carteira reduziu de 26 para 24. Liquidei a posição em Ultrapar (UGPA3) e agrupei os investimentos de renda fixa com alta liquidez em apenas um ativo, representado no gráfico por RF alta liquidez. 

A carteira aparenta ser muito pulverizada, mas as dez maiores posições representam 76,45%.

As maiores quedas nesse mês nos ativos de renda variável foram em VLID3 (-5,59%), CMIG4 (-4,40%) e OIBR3 (-3,16%). Toda essa queda foi mais do que compensada pelas altas em EUCA4 (38,89%), PRIO3 (25,73%) e CARD3 (17,74%).

Novembro foi um mês em que realizei poucas negociações, vamos falar das principais.

Negociações

O mês que começou foi praticamente de compras, teve apenas duas negociações de venda.

Uma foi diminuindo a posição em Klabin (KLBN4), que em pouco tempo subiu mais de 20% e ultrapassou meu preço teto. Com isso, o ativo perdeu atratividade e diminui a posição para aplicar o dinheiro em ativos que estavam mais interessantes no momento. Com Klabin o ganho foi de 19,58% em menos de dois meses.

A outra venda foi de Ultrapar (UGPA3), dessa vez me desfazendo da posição por completo. Também pela alta que o ativo sofreu e por encontrar outras ações com potencial mais interessante. Com Ultrapar o ganho foi menor, de 13,51% em quatro meses, bem acima da renda fixa, que rende menos da metade disso no ano inteiro.

Os aportes do mês foram em ativos já presentes na carteira, fortaleci posição em Unipar (UNIP6), Ferbasa (FESA4), Cemig (CMIG4) e Valid (VLID3). Dessas, acredito que a Valid e Cemig são as que tem maior potencial de alta no curto prazo.

Para minha felicidade, a Valid anunciou gordos JCP (Juros sobre capital próprio) de quase 5% em relação ao meu preço médio, o pagamento será em duas parcelas, uma em janeiro e outra em abril.

No mais, continuo deixando minha reserva para oportunidade e emergência lá na NuConta, rendendo 100% do CDI sem burocracia. A parte da carteira categorizada como Empréstimo segue rendendo 1,5% a.m., uma boa rentabilidade para a renda fixa.

Sigo aguardando boas oportunidades para investimento.

Para fechar!

Foi um mês com poucas operações, me desfiz de Ultrapar (UGPA3). No resto fui fortalecendo os ativos já em carteira como: Unipar (UNIP6), Ferbasa (FESA4), Cemig (CMIG4) e Valid (VLID3).

A carteira teve um resultado surpreendente de 6,52%, mas se fosse levar em consideração apenas a renda variável, o resultado teria sido superior a 10%. Nada mau quando comparado com o Ibovespa, que subiu apenas 0,95%.

Se tivesse praticamente tudo investido em renda variável, os ganhos seriam ainda maiores, mas em compensação não estaria preparado para um cenário de queda da bolsa de valores, esse é o preço a pagar. Porém confira abaixo como o caixa da Berkshire Hataway está crescendo e acelerou de 2016 para cá:

Isso mostra que Warren Buffett, maior investidor do mundo, avalia que o preço dos ativos cresceu bem acima dos lucros e que uma correção deve vir em breve porque essa situação não é sustentável.

O retorno ao acionista está ligado à capacidade de geração de caixa e, consequentemente, lucro das empresas. Se uma empresa lucra 1 milhão e a empresa inteira vale 5 milhões, quer dizer que você vai receber o capital investido em apenas 5 anos. Mas se após alguns meses a empresa valorizou, custando agora 10 milhões, e o lucro continua 1 milhão, o seu investimento será pago em 10 anos ao invés de 5, o que deixa o negócio menos atrativo.

Esse cenário vem acontecendo nos EUA há alguns anos. Até agora falamos de EUA, mas o que tem a ver conosco? Boa parte das negociações brasileiras são feitas por estrangeiros, há pouco tempo atrás era por volta de 50%, esse número não mudou significativamente. Quer dizer que em caso de uma crise nos EUA a nossa bolsa provavelmente vai cair também, pelo menos em um curto período de tempo, talvez menor que um ano.

Por isso é bom ter uma boa reserva em renda fixa, para poder aproveitar esse cenário caso venha a se concretizar. Caso contrário estou posicionado com praticamente 70% na renda variável e vou aproveitar a alta.

Essa é uma estratégia boa e que te prepara para ambos os casos, parta sempre do pressuposto que você possa estar errado em sua estratégia. O percentual alocado vai de acordo com suas expectativas. Se você acreditar que é muito possível uma crise nos EUA, aumente os aportes em renda fixa, caso contrário, invista um pouco mais em renda variável.

É isso, Poupadores e Poupadoras! Até agora aumentei em mais de 80% os rendimentos provenientes da renda passiva, ficando mais próximo da liberdade financeira. Espero que este conteúdo te ajude a ver que é possível para qualquer um montar uma carteira previdenciária e garantir uma boa aposentadoria.

Se gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar com os amigos.

O que mais gostou do artigo? Alguma dúvida? Comenta aqui embaixo.