Organizando o orçamento em um cenário de incertezas

208

Em março eu e minha esposa gastamos mais do que ganhamos, conforme esperado, por conta da nossa viagem ao Chile. No meio do caminho mudamos nosso planejamento de viagens e investimentos no consultório por conta do isolamento social e incertezas econômicas causadas pela pandemia do Coronavírus (Covid-19).

A renda passiva dos investimentos financeiros segue a trajetória de alta e, com as negociações, tivemos nosso segundo melhor mês de lucros.

Abaixo você confere tudo isso em detalhes e aprende a monitorar tudo o que é importante dentro do seu orçamento. Saiba mais sobre a Jornada da Riqueza.

Receitas

Em março, houve um aumento de 84,25% em relação a março do ano passado. Isso aconteceu por causa de grandes lucros com os investimentos no mercado financeiro, aliado ao pagamento de horas extras do meu trabalho.

Olhando apenas para a renda passiva, que não depende do meu trabalho e é o que importa de fato para a aposentadoria, houve um aumento de 10,11% quando comparado com o mesmo período do ano passado. Recebi renda de várias empresas pela primeira vez, como Banrisul (BRSR6), Iochpe-Maxion (MYPK3) e Itaúsa (ITSA4).

O aumento só não foi maior por conta do atraso no recebimento mensal de juros de um empréstimo. Em abril devo receber o pagamento em dobro, por abril e por março.

Segue abaixo gráfico atualizado com os proventos distribuídos desde 2017:

Já pelo lado dos ganhos com as negociações na bolsa de valores, o resultado foi bastante positivo, mais de R$ 7 mil, enquanto que em março do ano passado o valor foi de apenas R$727,61. Essa é uma receita menos constante, costumo realizar lucros apenas quando acredito que o mercado está sobrevalorizando alguns dos meus ativos em carteira.

Despesas

Ao comparar os meses de fevereiro e março, a alta foi de 14,43%.

Se em fevereiro gastamos bastante com a compra de novos equipamentos para o consultório da minha esposa, em março foi, principalmente, por conta da viagem ao Chile.

Nossa viagem foi muito boa, só não foi melhor porque não conseguimos concluí-la conforme o planejado por conta das medidas de isolamento social. Elas começaram em 18 de março, fechando praticamente tudo como: parques, atrações turísticas, restaurantes, etc.

Não sobrou praticamente nada a fazer, então antecipamos nossa volta, uma pena pois o Chile é um lugar maravilhoso, mas voltaremos um dia.

Depois vou escrever em detalhes como foi a viagem.

Além disso, a diferença se resume a maiores gastos com vestuário e cuidados pessoais por conta de várias comprinhas realizadas em Santiago.

Por outro lado, todas essas despesas a mais foram compensadas com menos gastos no consultório da minha esposa, que se resumiram às despesas fixas do consultório.

Orçamento

Segue abaixo a execução do orçamento de 2020:

Orçamento até março de 2020

Nossa poupança, embora acima da expectativa anual, teve uma leve redução por conta da viagem. A expectativa ainda é que a poupança diminua ao longo do ano conforme as despesas que estão planejadas, porém agora, por conta do isolamento, estamos gastando menos. Por enquanto não vamos mudar o planejamento até que o cenário esteja mais claro.

Com transporte ainda houve crescimento, a partir de abril teremos gastos abaixo do planejado por conta do isolamento. Por outro lado, aumentamos os gastos com alimentação, agora que estamos o tempo inteiro em casa. Mesmo assim, o gasto combinado dessas duas categorias será menor.

Os gastos com lazer ficaram abaixo do esperado por conta da antecipação do término da viagem. Tivemos que adiar nossa viagem para Joinville-SC, que seria agora em maio, para o segundo semestre.

Prevíamos revisar o planejamento pois íamos aumentar os investimentos no consultório da minha esposa, agora teremos que adiar os investimentos por conta do isolamento e das futuras incertezas econômicas. O resto segue dentro do esperado.

É isso, Poupadores e Poupadoras, tem dúvidas ou sugestões? Comente aqui embaixo.