Orçamento – Junho de 2018

646

Estamos estreando esta categoria com o objetivo de alinhar o desenvolvimento da teoria e sua aplicação na prática. Saiba mais.

Nesta coluna, você poderá acompanhar meu orçamento mês a mês, inicialmente com as despesas e, futuramente, comentarei também as receitas.

Saiba mais sobre orçamento.

Este mês foi de muitas despesas e pouca poupança.

A poupança caiu para apenas 12,25% devido ao aumento não recorrente nas despesas de 33,26%. Mas desta vez foi por um bom motivo, a família cresceu, adquirimos um cachorro, o Léo!

Maio x Junho

Houve redução em duas categorias: transportes e educação.

Na categoria “Transportes”, meu principal gasto é com o carro. Este mês não tive gastos com seguro nem manutenção, apenas com combustível. Com combustível, o gasto foi maior que os meses anteriores pois fiz uma viagem a Maceió, primeira viagem com mais de 100km, espero realizar outras no futuro. Já com educação, a redução em maio ocorreu pelo pagamento da última parcela de materiais odontológicos da minha esposa, que está se graduando em Odontologia. Essa categoria deve sofrer pequenas reduções nos meses seguintes.

Por outro lado, houve mais gastos nas categorias: Outros, Habitação e Higiene e Beleza.

O principal aumento foi em Outros devido à compra do filhote da raça Spitz Alemão, também conhecido como Lulu da Pomerânia, batizado de Léo. Até então muito trabalho, aprendizagem e alegria. A compra não estava prevista, mas minha esposa o queria muito. De forma a não comprometer nosso planejamento financeiro, ela decidiu abrir mão da festa de formatura no início de 2019 para ter o cachorro.

A vida é feita de escolhas e acredito que essa foi uma das boas, afinal o cachorro vai trazer felicidade por bastante tempo, enquanto a festa o faria apenas por alguns dias. Não existe escolha certa, o mais importante é cada um ponderar e decidir o que é melhor para si. Olha aqui algumas fotos do Léo:

As outras duas categorias também foram impactadas pelo cachorro, em Habitação tivemos que comprar vários itens para o conforto e diversão dele como: cama, cadeira para o carro, brinquedos, potes, portão, etc. Em Higiene e Beleza, além dos gastos com o filhote, houve também maiores gastos com produtos de beleza, como maquiagem.

Previsto x Realizado

Como se pode ver, a decisão impactou o orçamento anual, principalmente na categoria Outros, mas não tem problema, a questão é se ajustar à nova realidade. Trarei as mudanças realizadas no orçamento de Julho.

Tirando a compra do cão, dá para perceber como o planejado e o realizado estão próximos, exceto positivamente pelas categorias Poupança, Alimentação e Habitação. A categoria Alimentação está me surpreendendo positivamente, visto que estamos nos alimentandos melhor e, mesmo com a inflação, estamos tendo redução nos gastos, frutos de boa gestão.

O aumento na categoria Habitação foi devido uma mudança na compra de um Ar Condicionado por um ótimo ventilador do tipo coluna. Depois de reavaliarmos os custos futuros com o Ar Condicionado (previsão de 1 milhão em 70 anos), optamos pelo ventilador, e tenho que dizer, foi uma boa escolha, ele está nos atendendo muito bem e com um preço inicial e futuro muito mais em conta.

Por fim, em Poupança conseguimos poupar mais devido principalmente a dois fatores: receita maior e gestão. É sempre bom poupar sem comprometer a qualidade de vida, isso permite viver bem no presente e aumentar ou antecipar objetivos futuros.

Nos vemos em julho com as mudanças orçamentárias e qualquer outro acontecimento. A vida é dinâmica, então espere surpresas. Gostou? Tem alguma dúvida? Comente aqui!