O ano que passou trouxe bons frutos do mercado

96

Olá, Poupadores! Venho trazer a vocês a evolução do meu patrimônio no mês de novembro.

Dessa vez subi uns dois degraus para o milhão. Meu patrimônio líquido aumentou 4,64% e, com isso, meu resultado acumulado está em 44,16%, bem acima da meta, de 25%.

Saiba mais sobre o que é a Jornada da Riqueza e como medir sua riqueza. A seguir, você confere como estão os indicadores monitorados de enriquecimento e o resultado do mês em detalhes.

Taxa de Ativos Geradores de Renda

Este indicador mostra, em percentual, quanto o seu dinheiro está trabalhando para você. Quanto maior o percentual, melhor.

Mais uma alta no indicador, tudo isso se deu por realizar mais investimentos. E, além disso, pela forte valorização dos meus ativos investidos. Só para ter uma ideia, um deles valorizou 25% só em novembro.

Taxa de Endividamento

Este indicador é dado pela soma total de passivos dividida pela soma total de ativos. Ele é responsável por mostrar como o seu aumento patrimonial está sendo financiado: com dinheiro próprio ou através de empréstimos de bancos, financeiras, cartões, etc. Saiba mais sobre a taxa de endividamento.

O nível de endividamento segue bem controlado, mesmo realizando algumas compras na Black Friday, que elevaram as dívidas no cartão momentaneamente no final de novembro.

Como minhas dívidas são das compras parceladas no cartão de crédito, o custo é zero, a não ser que atrase.

Taxa da Riqueza

Esse indicador serve como um termômetro da independência financeira. Ou seja, viver apenas do rendimento dos meus investimentos. É preciso prestar bastante atenção a este indicador caso você deseje viver somente de rendimentos.

O indicador teve uma leve queda, isso ocorreu porque os rendimentos de novembro, comparando o mesmo período do ano passado, ficaram praticamente estáveis enquanto meus gastos tiveram um leve aumento.

Patrimônio Líquido

O Patrimônio Líquido teve um forte aumento, de 4,64%. Esse resultado é explicado, principalmente, pela renda extra com o consultório odontológico da minha esposa e pela valorização dos meus investimentos.

Esse foi mais um bom resultado, o destaque fica pelo investimento realizado em PetroRio (PRIO3) que valorizou mais de 25%.

Seguimos gastando de forma eficiente e investindo da maneira que acreditamos trazer mais retorno. Temos investimentos tanto pensando no curto quanto no longo prazo.

Os investimentos de curto prazo, normalmente com alta liquidez, servem para realizarmos nossos desejos de consumo, como a nova TV que acabamos de comprar. Ou nossa viagem ao Chile, que pretendemos fazer em março e foi planejada há mais de dois anos atrás.

Já os investimentos de longo prazo residem, basicamente, em construir um patrimônio que seja capaz de produzir renda suficiente para garantir uma boa aposentadoria. Aqui investimos prioritariamente na compra de ações de boas empresas na bolsa de valores.

A dica é se planejar para o futuro sem esquecer do presente.

O patrimônio líquido cresceu 44,16% em 2019, bem acima da meta. Já estamos detalhando o plano do ano seguinte para buscar resultados ainda melhores.

Estou animado com esse resultado e otimista com 2020.

Sem relaxar, vamos buscar terminar dezembro com chave de ouro =D.

E você, também está enriquecendo? Conta pra gente. Até a próxima, Poupadores e Poupadoras!