No mercado variável é preciso se preparar para as adversidades

975

Olá, Poupadores! Venho trazer a vocês a evolução do meu patrimônio no mês de abril.

Foi outro mês com baixa no patrimônio líquido (PL), dessa vez bem menor do que no mês anterior. A queda foi causada pela desvalorização da carteira de renda variável e pela maior depreciação de alguns ativos.

Saiba mais sobre o que é a Jornada da Riqueza e como medir sua riqueza através do Balanço Patrimonial.

A seguir, você confere como estão os indicadores monitorados de enriquecimento e o resultado do mês em detalhes.

Taxa de Ativos Geradores de Renda

Este indicador mostra, em percentual, quanto seu dinheiro está trabalhando para você. Quanto maior o percentual, melhor.

A taxa de ativos geradores de renda teve outra queda, dessa vez por dois fatores. O primeiro foi por resgatar parte do meu investimento em renda fixa para a compra de um novo celular.  Com ele, poderei trazer conteúdo audiovisual com mais qualidade para vocês.

O segundo foi por um pequeno desinvestimento em bolsa para alocação em renda fixa, porém isso foi feito no último dia de abril e o dinheiro só fica disponível três dias úteis depois, sendo assim não foi possível fazer o investimento ainda em abril. Mesmo com tudo isso, o indicador segue em patamar saudável, a expectativa é que ele ande de lado por alguns meses para depois começar a subir.

Taxa de Endividamento

Este indicador é dado pela soma total de passivos dividida pela soma total de ativos. Ele é responsável por mostrar como o seu aumento patrimonial está sendo financiado: com dinheiro próprio ou através de empréstimos de bancos, financeiras, cartões, etc.

Saiba mais sobre a taxa de endividamento.

A expectativa para abril se confirmou, a taxa teve uma boa redução indo aos 4,79%. Realizamos várias antecipações no cartão de crédito e pagamos uma parte significativa do que devíamos. Quando menor a taxa de endividamento melhor.

A redução só não foi maior porque entrou uma obrigação de R$ 1.250,00 reais da mensalidade da especialização que minha esposa está fazendo em Salvador. No balanço já coloco a obrigação de pagamento da próxima mensalidade. Por exemplo, o balanço de Abril já traz a dívida da mensalidade que será paga no dia 05 de maio.

Seguimos atentos e não esperamos que esse indicador ultrapasse os 6% no curto prazo.

Taxa da Riqueza

Esse indicador serve como um termômetro da independência financeira. Ou seja, viver apenas do rendimento dos meus investimentos. É preciso prestar bastante atenção a este indicador caso você deseje viver somente de rendimentos.

A previsão era de estabilidade, mas decidi liquidar uma posição da minha carteira que estava gerando prejuízos e a expectativa não era positiva para os meses seguintes.

Nesse indicador só entra o que foi realizado, ou seja, só contabiliza lucro ou prejuízo de uma ação da bolsa quando é realizada a venda.

Nesse caso, a queda foi pela venda da minha posição em Eternit, realizei prejuízo. A queda só não foi maior pelos lucros auferidos com outra ação e pelos rendimentos distribuídos, que continuam a aumentar.

Outro fator que contribuiu negativamente foi o aumento do padrão de vida em 3,24%, tudo graças aos investimentos que estamos realizando no consultório da minha esposa.

A pretensão é manter os ativos em carteira e, com a elevação dos rendimentos, é esperado que esse indicador siga estável ou tenha leve alta no curto prazo.

Patrimônio

Depois de uma elevação de 67,24% do Patrimônio Líquido (PL) em 2018, a meta para 2019 será de 16,61%. Os motivos dessa redução podem ser conferidos aqui.

O PL teve outra redução mensal, dessa vez algo pouco expressivo. Esse resultado pode ser explicado pela desvalorização dos ativos em bolsa de valores e pela maior depreciação de bens.

Quanto a esse último fator, realizei uma depreciação maior de alguns bens para convergir ao valor real. Nesse item do meu balanço, faço uma depreciação padrão mensal e, de tempos em tempos, faço ajustes para refletir, fielmente, a realidade. Uso essa técnica para gastar menos tempo com o balanço mensal, quem faz o balanço anual já pode atualizar com os valores próximos ao de venda.

A receita de abril voltou à normalidade. Nesse mês, o foco foi diminuir a taxa de endividamento através da antecipação das contas no cartão de crédito. Pretendemos fazer o mesmo para maio.

Com esse resultado, ainda estamos próximo da meta, mesmo ainda faltando oito meses para terminar o ano. Se uma boa reforma da previdência passar, é possível que essa meta venha a ser batida rapidinho, mas sigo com expectativa conservadora, projetando apenas uma pequena subida da bolsa.

É isso, estamos confiantes em bater a meta desse ano. Falando em metas, acabamos de publicar um artigo para ajudar a transformar seus sonhos em realidade.

Que tal nos contar como estão suas metas e o que está fazendo para persegui-la?

Até a próxima.

Artigo anteriorConfira as variações da minha carteira e detalhes sobre meus ativos
Próximo artigoQuanto tempo de vida o sistema de repartição da previdência ainda tem?