Análise fundamentalista traz bons resultados, mesmo em tempos de crise

309
bons resultados, mesmo em tempos de crise

Em abril, compensamos todos os gastos de março e conseguimos economizar 54,94% de tudo o que ganhamos. Até aqui economizamos bem mais do que prevíamos para o ano inteiro.

Por conta da pandemia do Coronavírus, praticamente todos os gastos foram reduzidos, exceto alimentação e saúde. Em várias categorias as reduções foram maiores que 80%.

Os lucros com os investimentos, por enquanto, seguem a trajetória de alta, tanto na renda passiva quanto com as negociações na bolsa de valores.

Abaixo você confere tudo isso em detalhes e aprende a monitorar tudo o que é importante dentro do seu orçamento. Saiba mais sobre a Jornada da Riqueza.

Receitas

Em abril, houve um aumento de 56,11% em relação ao mesmo período do ano passado. Isso aconteceu por causa do aumento da renda através dos investimentos, pelo reembolso da hospedagem de Santiago (voltamos mais cedo da viagem por conta da crise do Coronavírus) e pela venda do celular Xiaomi Mi 5S, que deixamos de usar depois da compra do Mi 9.

Olhando apenas para a renda passiva, que não depende do meu trabalho e é o que mais importa para a aposentadoria, houve um aumento de 94,59% quando comparado com o mesmo período do ano passado. Isso ocorreu principalmente pelos juros de empréstimos recebidos referente ao mês de março, abril e maio. Como houve essa antecipação de maio, é provável que no próximo mês a renda passiva sofra redução na comparação anual.

Segue abaixo gráfico atualizado com os proventos distribuídos desde 2017:

Já pelo lado dos ganhos com as negociações na bolsa de valores, o resultado foi bastante positivo, mais de R$ 2 mil, enquanto que em abril do ano passado tive um prejuízo superior a R$ 3 mil. Como pode notar, essa é uma receita mais volátil e depende da mudança no racional sobre o investimento ou se acredito que algum dos meus ativos está sobrevalorizado.

Despesas

Ao comparar os meses de março e abril, a redução foi de 56,13%.

Se em março gastamos bastante com viagem ao Chile, abril foi um mês de grande economia. Reduzimos os gastos com praticamente tudo, exceto alimentação e saúde.

Nas categorias transportes, lazer, vestuário e cuidados pessoais, as reduções foram maiores que 80%. Com Transporte, o único gasto foi com o seguro do carro, desde o dia 20 de março que não abasteço o carro, afinal estamos apenas indo ao supermercado e à farmácia.

Com lazer, os gastos se resumiram na quitação da nossa passagem aérea da viagem.

Confira 3 dicas para economizar dinheiro sem sair de casa durante a pandemia.

Orçamento

Se no mês passado gastamos mais do que ganhamos, nesse mês fizemos uma economia enorme, como dito acima praticamente só gastamos com comida, farmácia e as despesas fixas. Poupamos 54,94% de tudo o que ganhamos. E isso contribuiu para que nossa poupança esteja bem acima do planejado para o ano inteiro.

Por causa da crise do Coronavírus, é provável que em breve eu tenha que revisar o orçamento para se adequar a essa nova realidade de gastos bem abaixo do previsto.

Por exemplo, com educação estamos gastando 15% menos nas mensalidades da especialização que a minha esposa está fazendo. Com combustível tivemos redução de cerca de 90%, visto que estou trabalhando de casa e saindo basicamente para o supermercado e para a farmácia. Em Lazer, tivemos nossa viagem interrompida na metade e gastamos bem menos do o previsto. No consultório, de março para cá, estamos apenas com os gastos fixos.

Já nas receitas, pelo visto, teremos menos ganhos com os investimentos por conta de várias empresas estarem reforçando o caixa em vez de distribuir lucros aos acionistas. E provavelmente teremos menos receita com o consultório, já que são mais de 60 dias sem atendimentos.

É isso, Poupadores e Poupadoras, você também está gastando menos do que previa? Quais impactos você está tendo em suas receitas? Comente aqui embaixo.