6 dicas para economizar no Natal

101

Com as festas de final de ano chegando, costumamos dar uma escapulida do orçamento, mas organização e planejamento são itens que devem ser usados e abusados durante esse período. Se planejar gastar um pouco mais, busque sempre se antecipar aos gastos que virão. Confira algumas dicas para não passar aperto:

1. Esteja um passo à frente

Pesquise antecipadamente os presentes que você quer comprar e veja se é o melhor momento para comprá-los. Se possível, compre-os antecipadamente. Nada de dar presente caro e passar perrengue no ano que virá!

2. Faça listas e estabeleça um teto de gastos 

Liste os alimentos que você comprará de acordo com a quantidade de pessoas para as quais os servirá. Liste todas as confraternizações das quais você participará, os presentes que dará e a parte que reservará para emergências. Isso é fundamental para que você tenha uma visão mais clara de quanto está gastando e de quais são seus limites. 

3. Compre à vista

Com a chegada do décimo terceiro, aproveite o dinheiro extra no bolso para fazer compras à vista, geralmente há descontos e você não precisará se preocupar com a fatura do cartão no mês que vem. Isso, claro, se esta for mesmo a melhor opção. Se a loja não oferecer descontos desse tipo, parcele no cartão e antecipe o pagamento, a economia também virá.

4. Peça descontos 

Seja qual for a situação, não deixe de pedir descontos. Coloque o seu melhor sorriso no rosto e aproveite o espírito natalino para levar um presentinho a mais ou economizar em outro. Não tenha vergonha de pedir e se a timidez for mais forte, leve alguém que você sabe que vai pechinchar com gosto.

5. Vá às compras sozinho

Arme-se com a sua listinha e não se desvie do caminho previamente traçado. Isso é muito mais fácil quando você está só. Não vai ter ninguém para colocar algo no carrinho quando você não estiver olhando. Essa dica vale, principalmente, para quem tem crianças, deixe-as em casa, onde é mais seguro para o seu bolso.

6. Compre depois das festas

Esta é uma dica valiosíssima, a mais valiosa de todas na minha opinião. No afã de presentear as pessoas que amamos, podemos acabar nos excedendo nos gastos e abrindo mão de certas exigências. Nesse período, os comerciantes também estão atentos aos nossos deslizes e podem acabar se aproveitando.

Comprar depois das festividades pode ser um bom negócio pois, em geral, as lojas estão liquidando todo o estoque que não foi vendido durante as comemorações de fim de ano. É aí que você, Poupador ou Poupadora, sai ganhando. O exercício da paciência nesse caso será muito bem recompensado pois, muitas vezes, conseguimos descontos bem maiores nesse período do ano.

Tem dúvidas ou outras dicas? Compartilhe conosco, comente aqui embaixo!