Seis itens para escolher o carro ideal para você

0

Quer comprar um carro? Então vou te mostrar dicas para encontrar o veículo ideal para você, afinal não existe uma opção única que seja a melhor para todos.

Os carros representam um dos maiores gastos realizados ao longo das nossas vidas, então é primordial escolhermos muito bem. Aqui estão critérios que eu aplico na escolha dos meus carros.

O primeiro passo na busca do carro ideal é verificar se ele atende às suas necessidades específicas. É comum que a compra do carro seja feita por impulso ou por indicação de parentes e amigos. Experimente contar a alguém que vai comprar tal carro. De pronto a pessoa terá uma opinião a respeito, seja positiva ou negativa. Mas nem sempre essas opiniões solucionam as dúvidas que você tem.

Ao pensar em como o carro será usado, pensamos no espaço do porta malas, se ele é robusto, adequado para as vias em que trafegará, quanto de combustível consome, etc.

Principais pontos a serem considerados:

  1. Você pretende utilizar seu carro mais na cidade ou estrada?

Se você busca uma condição mais urbana, motores menos potentes atenderão suas necessidades. Já se seu uso for prioritariamente em rodovias, é bom pensar em um motor mais potente.

  1. Em que tipo de vias trafegará?

Se são vias pavimentadas e com boas condições, um carro mais baixo e com suspensão menos robusta te atenderá muito bem. Se o uso for em estradas ou vias pavimentadas de péssima qualidade, vale a pena pensar em investir na compra de um veículo mais aventureiro e/ou com suspensão mais robusta.

  1. Quantos quilômetros em média vai rodar por ano?

Caso a resposta seja menos de 12 mil km/ano, o consumo de combustível passa a ser um item menos relevante na escolha, já que gera pouco impacto nos custos mensais. Agora, se pretende rodar acima de 12 mil km/ano, é bom pensar em carros mais econômicos.

  1. Precisa de muito espaço no porta-malas?

O espaço é normalmente expresso em litros. O porta malas de um carro hatch compacto tem, em média, 280L, sendo suficiente para casais com até um filho e que não costumam fazer viagens longas.

  1. Câmbio automático ou manual?

O câmbio automático é um ótimo item de conforto, principalmente para os centros urbanos com muito trânsito. Mas tenha atenção porque esse item aumenta os custos do carro, tanto na aquisição quanto manutenção.

  1. Quais itens de série você busca?

Pense em qual tipo de direção assistida você procura. Vidros elétricos são importantes? E a conectividade? Apenas banco em couro ou pode ser também de tecido? Deve ter sensores de estacionamento? Pense e anote todos os itens que acha obrigatório e que são desejáveis.

E a segurança? Desde de 2010 os brasileiros deixaram de ficar às cegas quanto a este quesito. Isto graças ao Latin NCAP, instituto que testa a segurança de carros vendidos na América Latina. De lá para cá a segurança dos veículos brasileiros melhorou expressivamente, mas continue de olho a estas especificações. Clique aqui para conferir todos os resultados disponíveis.

Diversos carros já foram testados de 2008 para cá e as informações disponíveis ajudam a aumentar a transparência e elevar o nível geral de segurança, salvando cada vez mais vidas. Uma observação a fazer é que nem sempre um carro mais seguro é mais caro. Recentemente testaram o novo VW Polo, de R$ 50 mil, que recebeu cinco estrelas. Enquanto isso, o Chevrolet Cruze, de quase R$ 100 mil, obteve 4 estrelas no mesmo teste.

Esta é a primeira parte de uma série que vai te ajudar a escolher o carro ideal para você. No próximo artigo, abordaremos os principais tipos de carroceria do mercado. Fique de olho e acompanhe também nossas redes sociais.

Gostou? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe um comentário.