Se você muda, sua vida financeira muda

214
Se você muda, sua vida financeira muda

Em junho, continuamos economizando e investindo, tanto na economia real quanto no mercado financeiro. Com a volta das atividades odontológicas, tivemos uma boa renda extra. Ah, e também tivemos bons resultados nos investimentos.

Tudo isso, aliado a um bom controle dos gastos, contribuiu para pouparmos bastante =D.

Abaixo, você confere tudo isso em detalhes e aprende a monitorar tudo o que é importante dentro do seu orçamento. Saiba mais sobre a Jornada da Riqueza.

Receitas

Em junho, houve um aumento de 24,97% em relação ao mesmo período do ano passado. Isso aconteceu por causa do aumento da renda através dos investimentos e pela receita do consultório odontológico da minha esposa.

Olhando apenas para a renda passiva, que não depende do nosso trabalho e é o que mais importa para a aposentadoria, houve uma redução de 18,44% quando comparado com o mesmo período do ano passado. A queda aconteceu porque os juros que eu receberia em junho ficaram para julho. Isso diminuiu o resultado do mês e alavancará o resultado do próximo. Com esse resultado, o total de renda passiva do semestre ficou em R$ 3.311,61.

Segue abaixo gráfico atualizado com os proventos distribuídos desde 2017:

Já com as negociações na bolsa de valores, o ganho foi de R$ 2.731,71, aumento de 224,34% comparado a junho do ano passado. Essa é uma receita mais volátil e depende da mudança no racional sobre o investimento ou se acredito que algum dos meus ativos está sobrevalorizado.

Despesas

Ao comparar os meses de maio e junho, houve redução de 7,09%.

Com a renda extra e um bom controle de gastos, conseguimos poupar bastante, 40,41% do total.

Comparado com maio, tivemos uma redução de 28,44% com educação, só gastamos com a mensalidade da especialização da minha esposa. O curso é apenas presencial e as aulas estão suspensas desde de abril por causa do coronavírus. Tínhamos a opção de suspender o pagamento ou continuar pagando com 15% de desconto, escolhemos aproveitar o desconto e continuar pagando. No fim das contas, a especialização sairá um pouco mais barata =D.

As despesas com habitação voltaram ao patamar ‘normal’ depois da compra do notebook em maio. A queda nos gastos com esse tipo de despesa foi de 35,04%. Também tivemos uma redução de 10,78% na conta de energia, não dá para afirmar que toda a queda foi exclusivamente pelo menor consumo de energia do notebook, mas tudo leva a crer que ele contribuiu bastante. Vamos acompanhar e verificar se foi algo pontual ou não.

 E na categoria ‘Outros’, tivemos uma redução de 66,85%. Toda essa redução foi porque em maio demos uma boa entrada na compra de uma cadeira odontológica, ficando o restante para os meses seguintes.

Orçamento

Tivemos mais um mês com uma forte poupança, contribuindo para chegarmos próximo do previsto para o ano inteiro. Além disso, os gastos com educação seguem abaixo do previsto por conta da extensão do isolamento social. Isso dificultou a volta às aulas na especialização da minha esposa e, pelo visto, a continuidade do curso de inglês ficará apenas para 2021. Essas duas categorias devem sofrer alterações na próxima revisão do orçamento.

As demais categorias seguem dentro da previsão e, se tiverem ajustes, devem ser bem pequenos.

Vamos seguir planejando e acompanhando para estarmos o mais preparados possível para mudanças e adversidades. Nada de planejamento fixo, se você muda, sua vida financeira também muda ;D

É isso, Poupadores e Poupadoras! Conta aí pra gente, como anda suas finanças? Comente aqui embaixo.