O mercado se valoriza e meu patrimônio se valoriza junto

462

Olá Poupadores, venho trazer a vocês a evolução do meu patrimônio no mês de outubro. Os resultados foram muito bons, confiram os destaques:

Na poupança, a valorização dos investimentos no mercado de ações e a redução nas despesas a pagar no cartão de crédito fizeram com que meu Patrimônio Líquido aumentasse 11,77%.

Houve um pequeno aumento, de 0,28%, no padrão de vida calculado em cima dos últimos 12 meses. Ótimo resultado se considerarmos os 4,5% de inflação do período.

A rentabilidade da minha carteira de investimentos subiu 8,68%, resultado excelente após o fim do período eleitoral e definição do novo presidente.

Mais um passo para a independência financeira. Minha Taxa de Riqueza saiu de 6,22% para 6,93%. De tal forma que o tempo em que posso viver somente das minhas economias aumentou de 16,44 para 19,32 meses.

Saiba mais sobre o que é a Jornada da Riqueza e como medir sua riqueza através do Balanço Patrimonial.

Confira a atualização dos três maiores indicadores de riqueza.

Taxa de Ativos Geradores de Renda

No Balanço Patrimonial (BP) voltado para o enriquecimento, um dos indicadores mais importantes a serem observados é a Taxa de Ativos Geradores de Renda. Ela mostra o percentual de ativos que geram renda sem que você trabalhe. Quanto maior o percentual, melhor.

Em outubro, esse indicador atingiu sua melhor marca, 75,56%, muito acima dos meses anteriores. Isso significa que boa parte do meu patrimônio trabalha para mim.

Taxa de Endividamento

Outro indicador essencial a acompanhar é a Taxa de Endividamento. Este indicador é dado pela soma total de passivos dividido pela soma total de ativos. Ele também é responsável por mostrar a maneira como os ativos são adquiridos, se com dinheiro próprio ou através de empréstimos de bancos, financeiras, cartões, etc. Saiba mais sobre a taxa de endividamento.

É recomendado evitar o usar dinheiro que não seja seu, pois lembre-se, estamos no País com uma das maiores taxas de juros do mundo!

Em outubro, esse indicador teve mais uma redução para 2,71%, devido, mais uma vez, ao menor consumo no cartão de crédito. As compras parceladas são as únicas dívidas que tenho.

Taxa da Riqueza

O terceiro indicador é a Taxa de Riqueza, que serve como um termômetro da independência financeira. Ou seja, viver apenas do rendimento dos meus investimentos. É preciso prestar bastante atenção a este indicador caso você deseje viver somente de rendimentos. A formula é a seguinte:

Taxa de Riqueza = Renda passiva (últimos 12 meses) / (1,5 x despesas dos últimos 12 meses)

Multiplico as despesas por uma vez e meia para permitir uma contínua melhora de vida e para ter uma margem de segurança.

Em outubro, a minha taxa de riqueza subiu de 6,62% para 6,93%.

Quando este indicador chegar a 100% significa que poderei me aposentar, pois o meu padrão de vida será totalmente suprido apenas com a renda que não depende mais do meu trabalho.

Tudo indica que me aposentarei antes dos 40 anos.

Quando chegar nessa fase abandonarei todo o trabalho que faço por dinheiro, me dedicando exclusivamente a atividades que gosto.

Patrimônio

Realizar as compras enquanto o mercado de ações estava em baixa se mostrou como a estratégia mais correta. O índice Ibovespa, que funciona como um termômetro do mercado de capitais, valorizou 10,19% em outubro, o que contribuiu bastante para a valorização do meu patrimônio.

Isso, somado à poupança do mês e ao menor crédito usado, contribuiu para a alta de 11,77% do meu patrimônio líquido (PL).

Saiba mais sobre as ações nas quais invisto.

De janeiro a outubro meu patrimônio aumentou 37,80%. Agora estou mais próximo da meta de +46,27% para 2018.

De forma geral, a valorização continua mês a mês, mesmo com boa parte do patrimônio investido em renda variável.

Isso só mostra que analisar e direcionar bem o seu dinheiro pode ser muito valioso, principalmente para os iniciantes. Poupe e coloque seu dinheiro para trabalhar para você.

Planeje seu futuro e saia do ciclo “ganhar dinheiro – pagar contas”.

Faça seu balanço patrimonial e acompanhe sua evolução periodicamente.

Tome o controle sobre seu dinheiro e também antecipe sua aposentadoria. Tenha liberdade para trabalhar fazendo o que ama.