Esteja atento às oportunidades que surgem nas crises

388

Olá, Poupadores e Poupadoras! Venho trazer a vocês a evolução do meu patrimônio no mês de março.

Dessa vez meu Patrimônio Líquido sofreu uma queda de 19,15%, a maior queda mensal até então. Embora isso pareça péssimo a princípio, na verdade acaba sendo uma ótima notícia. Isso porque meu patrimônio caiu devido à queda da bolsa e agora eu posso investir em ótimos negócios por um preço muito menor, o que vai acelerar a minha aposentadoria.

A seguir, você confere como estão os indicadores de enriquecimento e o resultado do mês em detalhes. Saiba mais sobre o que é a Jornada da Riqueza e como medir sua riqueza.

Taxa de Ativos Geradores de Renda

Este indicador mostra, em percentual, quanto o seu dinheiro está trabalhando para você. Quanto maior o percentual, melhor.

Outra queda relevante no indicador aconteceu, principalmente, por causa do isolamento adotado por diversos países para evitar o contagio do Coronavírus (COVID-19) na população.

Essas medidas nunca foram adotadas em tamanha escala e levaram a uma queda muito forte da atividade econômica. Os reais efeitos futuros disso são difíceis de prever.

Com isso, a precificação dos negócios de capital aberto despencou, em parte pelas incertezas e pelo pensamento de curto prazo que muitos investidores adotam.

A queda no indicador só não foi maior por que, por conta do Coronavírus, tive que voltar mais cedo da minha viagem do Chile e com isso não gastei com tudo o que pretendia, sobrando mais dinheiro para os investimentos.

Taxa de Endividamento

Este indicador é dado pela soma total de passivos dividida pela soma total de ativos. Ele é responsável por mostrar como o seu aumento patrimonial está sendo financiado: com dinheiro próprio ou através de empréstimos de bancos, financeiras, cartões, etc. Saiba mais sobre a taxa de endividamento.

Com mais caixa disponível por conta da redução na duração da viagem, adiantamos várias dívidas do cartão de crédito e despesas do consultório, o que reduziu consideravelmente o endividamento.

Isso é importante nesse momento de incerteza pelo qual estamos passando por conta do isolamento social, inclusive com possibilidade de redução temporária da jornada de trabalho. É aquele ditado, melhor prevenir do que remediar.

Taxa da Riqueza

Este indicador serve como um termômetro da independência financeira. Ou seja, viver apenas do rendimento dos meus investimentos. É preciso prestar bastante atenção a este indicador caso você deseje viver somente de rendimentos.

Atualização: conforme comentado nos artigos anteriores, estendi o prazo de cálculo de 12 para 24 meses. Com o histórico maior, a base de cálculo fica mais fidedigna, pois vai atenuar eventos pontuais.

Março foi um ótimo mês, na comparação anual tive aumento tanto na renda passiva quanto nas negociações anuais. Apesar disso, o indicador caiu por conta da base de comparação maior.

Patrimônio Líquido

Dessa vez o Patrimônio Líquido sofreu uma redução de 19,15%, a maior redução mensal até então. Em março, a tendência de queda da bolsa de valores acelerou e o índice Bovespa, que funciona como um termômetro da bolsa de valores, caiu -29,90%, a mais veloz da história.

Patrimônio Líquido em Março de 2020

Como boa parte do meu capital está investido em renda variável, ele desceu junto e impactou meu patrimônio. Mas esse é um impacto de curto prazo, essa crise tem início, meio e fim.

De fato, o impacto do Coronavírus acabou surpreendendo a todos, medidas de fechamento do comércio nunca foram aplicadas com tanto rigor. O consenso do mercado é que o comércio comece a voltar ao normal apenas no segundo semestre.

Entre o topo e a mínima, a queda do índice Bovespa chegou próximo dos 50%, acredito que essa queda seja irracional porque os lucros no longo prazo não diminuirão na mesma intensidade.

Sempre que investimentos em negócios estamos comprando seus lucros futuros, então se o preço cai mais do que o lucro isso pode representar uma boa oportunidade.

Pensando em longo prazo, o racional continua o mesmo, vou aproveitar a queda para fazer ótimos negócios e acelerar a aposentadoria. E é isso que ando fazendo, comprando, comprando e comprando. Cada vez acumulando mais ações.

Acompanhem-nos pelo instagram para ficar por dentro do mundo dos investimentos e conferir muitas dicas para fazer seu dinheiro trabalhar para você.

É isso, Poupadores e Poupadoras, essa crise é oportunidade para quem está pensando no longo prazo. Até a próxima.