É importante aprender a lidar com as crises na renda variável

307

Olá, Poupadores e Poupadoras! Venho trazer a vocês a evolução do meu patrimônio no mês de janeiro.

Mais uma vez meu Patrimônio Líquido subiu, dessa vez 1,95%. Só não subiu mais porque alugamos um espaço físico para minha esposa trabalhar e já provisionamos todo o aluguel do ano, por isso a taxa de endividamento subiu e deve continuar em um patamar maior, visto que vamos continuar a investir no consultório e ainda vamos realizar algumas viagens.

Além disso, comento brevemente sobre o Corona Vírus e o impacto no mercado de renda variável.

Saiba mais sobre o que é a Jornada da Riqueza e como medir sua riqueza. A seguir, você confere como estão os indicadores monitorados de enriquecimento e o resultado do mês em detalhes.

Taxa de Ativos Geradores de Renda

Este indicador mostra, em percentual, quanto o seu dinheiro está trabalhando para você. Quanto maior o percentual, melhor.

Mais uma alta no indicador, tudo isso se deu por realizar mais investimentos e pela rentabilidade da minha carteira.

Demos mais um passo na carreira da minha esposa, agora ela já está com consultório fixo em Aracaju. Nessa nova etapa faremos mais investimentos, necessário para manter a qualidade e satisfação dos atendimentos.

Para isso vamos realizar alguns desinvestimentos no mercado financeiro, o que deve diminuir a taxa de ativos gerados de renda nos próximos meses.

Taxa de Endividamento

Este indicador é dado pela soma total de passivos dividida pela soma total de ativos. Ele é responsável por mostrar como o seu aumento patrimonial está sendo financiado: com dinheiro próprio ou através de empréstimos de bancos, financeiras, cartões, etc. Saiba mais sobre a taxa de endividamento.

O nível de endividamento teve uma leve alta, dessa vez, graças as despesas de aluguel do consultório para os próximos 12 meses. Junto com nossa viagem para o Chile, programada para março, deve fazer a taxa de endividamento ficar em um patamar mais alto por um tempo.

Taxa da Riqueza

Esse indicador serve como um termômetro da independência financeira. Ou seja, viver apenas do rendimento dos meus investimentos. É preciso prestar bastante atenção a este indicador caso você deseje viver somente de rendimentos.

O indicador teve alta, os lucros nos últimos 12 meses continuam a aumentar enquanto o padrão de vida segue estável. Esses fatores combinados me deixam mais próximo da aposentadoria.

Agora que tenho uma base maior de informações, pretendo ajustar esse indicador para uma base maior de tempo para diminuir o efeito de eventos pontuais que possam distorcer os números.

A previsão é de lucros maiores nos meses seguintes, visto que estou realizando a venda de algumas posições de minha carteira com mais de 100% de lucro.

Patrimônio Líquido

O Patrimônio Líquido sofreu mais um aumento, de 1,95%, fazendo com que o ano já comece bem. Esse resultado é explicado tanto pela renda extra quanto pela forte valorização dos meus investimentos.

O resultado só não foi melhor porque minha esposa agora está com um consultório fixo e as despesas com aluguel para o ano inteiro já foram registradas no balanço.

Quando olho para a valorização dos investimentos, o destaque fica por conta da PetroRio (PRIO3), que valorizou 44,58% apenas em janeiro, atualmente minha maior posição na renda variável. Para conferir a análise de PetroRio, clique aqui.

Falando um pouquinho do mercado, em janeiro tivemos um mês de alta volatilidade graças ao Corona Vírus. Os investidores iniciantes ficaram sem saber o que fazer, pois ainda não haviam vivenciado um momento como este.

Para mim, é apenas mais um evento, é verdade que não tenho décadas de experiência, porém já vivenciei o Joesley Day, a greve dos caminhoneiros, as eleições de 2018, entre outros.

A verdade é que quando se investe pensando no longo prazo, esses eventos não mudam quase nada. É algo que normalmente tem um impacto pontual, e que dentro de pouco tempo vira apenas história.

Pelo menos é assim para a maioria deles, são poucos os que trazem mudanças estruturais e que podem realmente impactar, de forma relevante, os investimentos quando olhamos para uma janela de 20 anos em diante.

Por isso é tão bom investir em bons negócios a preços justos, você não precisa ficar preocupado com esses eventos porque fundamentalmente nada mudou.

Pelo contrário, esses eventos tornam-se até positivo visto que podem abrir boas oportunidades de investimento.

É isso, Poupadores e Poupadoras, seguimos firmes e fortes construindo uma carteira previdenciária que gere dividendos para aposentadoria. Até a próxima.