Confira os resultados de 2019 e o planejamento para 2020

304

Finalizando as contas de 2019, dezembro foi um bom mês de renda passiva, mais 39,41% quando comparado com dez/18. Comparando ano v.s. ano, 2019 terminou com um expressivo aumento de 81,36% na renda passiva.

Além disso, tive o melhor resultado com negociações na bolsa de valores, mais de oito mil reais de lucro líquido. Esses resultados contribuíram para me colocar mais próximo da liberdade financeira. No pior cenário, chego antes dos 40 anos.

O Orçamento anual ficou próximo das expectativas.

Nesta coluna, você acompanha meu orçamento mês a mês. Saiba mais sobre a Jornada da Riqueza.

Receitas

Em dezembro, houve uma redução de 40,95% em relação a dezembro de 2018. Isso aconteceu por uma grande renda extra em dez/18, por conta de um recebimento do pagamento de um empréstimo. Sem esse evento pontual o resultado seria um aumento de 64,25% em dez/19.

Esse grande aumento se daria por renda extra com venda de alguns produtos sem utilidade, pela receita vindo do trabalho de dentista da minha esposa e por grandes ganhos dos investimentos.

Olhando apenas para a renda passiva, que não depende do meu trabalho, houve um aumento de 39,41% quando comparado com dezembro de 2018. E quando comparado ano v.s. ano o aumento foi de 81,36%, o que me coloca mais próximo da aposentadoria.

Renda Passiva

E ainda, dezembro foi o melhor mês para ganhos com as negociações no mercado de renda variável, aproveitei a forte alta do mercado para realizar lucro em algumas posições em fundos imobiliários e ações. Com isso, obtive um lucro líquido maior que oito mil reais. Contribuindo em boa parte para acelerar a construção do meu patrimônio e fechar 2019 com chave de ouro.

Despesas

Ao comparar os meses de novembro e dezembro de 2019, a queda foi de 22,24%.

Houve redução em praticamente todas categorias, com exceção de cuidados pessoais (+86,86%) pela compra de perfumes e corte de cabelo. No mais, nada de relevante a comentar, basicamente a redução foi ocasionada por despesas que são cíclicas.

Recentemente fiz uma resenha do Barbeador Philips OneBlade, não deixe de conferir lá no IGTV do nosso Instagram. Até o momento estou satisfeito com o produto.

Orçamento

Segue abaixo o resultado do orçamento de 2019:

Orçamento 2019

Tivemos um ano com receitas acima do previsto e, por isso, o realizado na categoria poupança ficou muito acima do previsto.

Os gastos nas categorias Habitação e Outros ficaram um pouco acima do previsto, isso acabou sendo compensado pelas outras categorias com gastos mais baixos.

Em 2019 nossa poupança acabou sendo pequena por conta dos investimentos no consultório da minha esposa, algo que deve ser repetir durante 2020. Assim, o orçamento para 2020 será o seguinte:

Planejamento 2020

Nesse ano gastaremos bem menos com transporte porque no ano passado trocamos de carro. Por outro lado, gastaremos bem mais com lazer, visto que temos planejado uma viagem internacional para o Chile agora em março.

Tem dúvidas ou sugestões? Comente aqui embaixo.