Agora é questão de gosto! Confira o veículo escolhido por mim

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Chegamos ao fim dessa série! Espero ter ajudado na compra do carro ideal para você.  

No artigo anterior começamos a comparar os equipamentos e segurança que os veículos escolhidos ofereciam. Um processo que abrange quatro requisitos principais: equipamentos, segurança, finanças e design. 

Nesse artigo vamos concluir o processo analisando as finanças e design.  

  1. Cabe no bolso?

Nessa etapa vamos avaliar qual é a melhor opção do ponto de vista financeiro. Isto é, aquele que melhor cabe no seu bolso durante todo o ciclo de vida. 

O Ciclo de vida se divide em três momentos. 1) A hora da compra, que envolve o preço de aquisição e as despesas com a regularização dos documentos. 2) O tempo que o veículo passa em sua propriedade. Aqui temos os custos de manutenção com licenciamento, seguro, combustível, eventuais multas, danos, lavagem e outras despesas. 3) E, por fim, a hora da venda, que termina com uma boa desvalorização do veículo, principalmente nos carros comprados novos.

Os dois veículos mais caros são o New Fiesta e o Honda Fit. O Fit é um carro que se desvalorizou muito pouco. Para custar o equivalente aos demais teria que ser um ou dois anos mais velho, ainda por cima é o que oferece menos equipamentos entre todos. Já o New Fiesta teve um custo alto pelo risco com o câmbio Powershift, que já apresentou vários problemas e pode representar uma grande despesa ao longo do tempo com o carro, já que o conserto desse câmbio pode chegar aos R$ 10 mil reais.  

Como o Citröen e o Peugeot pertencem ao grupo PSA, ambos compartilham boa parte da mecânica e, portanto, ambos têm custos equivalente de aquisição, manutenção e desvalorização.  

Já o HB20 promete um bom conjunto de itens, segurança, preço de manutenção e baixa desvalorização. Recebe notas equivalentes ao C3 e ao 208 apenas por oferecer menos itens por um preço um pouco maior, ganhando no custo de manutenção. 

Como ando por volta de 9 mil km/ano, os gastos com combustíveis passam a ter um menor peso em minha avaliação. Nesse quesito, a única opção que se destaca é o New Fiesta, chegando a ser uns 25% mais econômico do que os demais.

Marca Modelo Equipamentos Segurança Finanças
Citroen C3 Exclusive 1.6 16V AT 8,00 7,00 8,50
Ford New Fiesta Titanium 1.6 16V AT 9,00 9,00 6,50
Honda Fit G2 EXL 1.5 AT 6,00 6,00 6,50
Hyundai HB20 Premium 1.6 AT 6,00 8,00 9,00
Peugeot 208 Griffe 1.6 AT 9,00 7,50 8,50
  1. Por último, mas não menos importante: o design

Este é, segundo pesquisas internas das montadoras, o quesito mais relevante para os consumidores. Embora um especialista possa avaliar muito bem esse item, para o público final o que importa mesmo é o gosto pessoal de cada um.  

Esse é o único critério que foge de exigências estritamente técnicas. Simplesmente atribua notas conforme seu gosto, sendo a mais alta o mais bonito e a mais baixa para que menos agradar. 

Marca Modelo Equipamentos Segurança Finanças Design
Citroen C3 Exclusive 1.6 16V AT 8,00 7,00 8,50 8,50
Ford New Fiesta Titanium 1.6 16V AT 9,00 9,00 6,50 8,00
Honda Fit G2 EXL 1.5 AT 6,00 6,00 6,50 5,00
Hyundai HB20 Premium 1.6 AT 6,00 8,00 9,00 7,00
Peugeot 208 Griffe 1.6 AT 9,00 7,50 8,50 9,50

Com todos os critérios avaliados, basta somar as notas para chegar ao resultado do carro ideal para você.

Marca Modelo Equipamentos Segurança Finanças Design Total
Citroen C3 Exclusive 1.6 16V AT 8,00 7,00 8,50 8,50 31,50
Ford New Fiesta Titanium 1.6 16V AT 9,00 9,00 6,50 8,00 32,00
Honda Fit G2 EXL 1.5 AT 6,00 6,00 6,50 5,00 23,50
Hyundai HB20 Premium 1.6 AT 6,00 8,00 9,00 7,00 30,00
Peugeot 208 Griffe 1.6 AT 9,00 7,50 8,50 9,50 34,00

Enfim um escolhido! 

Considerando razão e emoção de acordo com o que acho importante, o resultado foi o Peugeot 208 Griffe 1.6 AT. E foi exatamente o carro que acabei de comprar.

O interessante desse método é que outra pessoa, com outros interesses, poderia chegar a conclusões diferentes.  

Por exemplo, o New Fiesta só não foi o escolhido porque eu queria a versão automática que possui um câmbio problemático e que poderia gerar um custo de até R$ 10 mil reais. Ele poderia ter sido escolhido caso o câmbio automático fosse item dispensável. 

Ainda na parte finanças, caso estivesse buscando economizar ao máximo, notas melhores seriam atribuídas ao Hb20 e ao New Fiesta. E quem sabe um dos dois seria o escolhido. 

Em relação a equipamentos, gosto de ter o máximo de conforto, por isso dei mais pontos a carros com diferenciais. É o caso do Peugeot, que traz teto panorâmico e ar condicionado digital de duas zonas, sem contar o acabamento e os bancos que te abraçam.  

Por fim, acredito que o design do Peugeot 208 seja o mais lindo, você pode achar o Hb20 ou qualquer um dos demais e isso também poderia ser crucial para uma escolha diferente. 

Espero que tenha gostado desse método de escolha. A intenção é te fazer pensar sobre os principais critérios de escolha para encontrar o melhor carro para você, seja novo ou usado. Afinal vale a pena despender um pouco mais de tempo para chegar à melhor escolha desse item tão cobiçado socialmente. 

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