Boas estratégias de investimento fazem o patrimônio evoluir mesmo em tempos de crise

179
Boas estratégias de investimento fazem o patrimônio evoluir mesmo em tempos de crise

Olá, Poupadores e Poupadoras! Venho trazer a vocês a evolução do meu patrimônio no mês de abril.

Dessa vez, meu Patrimônio Líquido teve alta de 5,60%, a maior alta mensal de 2020, compensando parcialmente a maior queda registrada em março. Houve a recuperação do índice Ibovespa, que subiu mais de 10% e diminuiu a volatilidade, criando meio que um “preço justo” por volta dos 80 mil pontos. Essa alta contribuiu para aumentar meu patrimônio, que está cerca de 40% investido na bolsa.

A seguir, você confere como estão os indicadores de enriquecimento e o resultado do mês em detalhes. Saiba mais sobre o que é a Jornada da Riqueza e como medir sua riqueza.

Taxa de Ativos Geradores de Renda

Este indicador mostra, em percentual, quanto o seu dinheiro está trabalhando para você. Quanto maior o percentual, melhor.

A alta do indicador foi possível por causa de três fatores: (1) rentabilidade da minha carteira que voltou ao positivo, (2) novos aportes e (3) depreciação dos meus bens.

Taxa de Endividamento

Este indicador é dado pela soma total de passivos dividida pela soma total de ativos. Ele é responsável por mostrar como o seu aumento patrimonial está sendo financiado: com dinheiro próprio ou através de empréstimos de bancos, financeiras, cartões, etc. Saiba mais sobre a taxa de endividamento.

Estamos gastando bem menos por conta do isolamento social, o que diminuiu nossas despesas do cartão de crédito. Junto a isso, estamos com menos despesas a prazo no consultório, pois o mesmo está há dois meses sem funcionar também por conta do isolamento social.

Com isso, tivemos outra redução na taxa de endividamento, que ficou abaixo da média histórica.

Taxa da Riqueza

Este indicador serve como um termômetro da independência financeira. Ou seja, viver apenas do rendimento dos meus investimentos. É preciso prestar bastante atenção a este indicador caso você deseje viver somente de rendimentos.

Mais um ótimo mês, crescimento de R$3.351,04 na base de cálculo dos últimos 24 meses, foi um crescimento expressivo tanto na renda passiva quanto através das negociações na bolsa de valores.

Patrimônio Líquido

Meu Patrimônio aumentou 5,60%, compensando parte da forte queda de quase 20% de março. Em abril, tivemos uma recuperação do índice Bovespa, que funciona como um termômetro da bolsa de valores, e subiu pouco mais de 10%, impulsionando boa parte da alta no meu patrimônio que está por volta de 40% investidos na bolsa.

Lembrando que esse sobe e desce da bolsa de valores faz parte desse mercado, não sendo uma preocupação para o investidor de longo prazo.

Na verdade, as grandes quedas podem até gerar uma grande oportunidade para o investidor aproveitar e acumular ações descontadas de ótimas empresas.

Aparentemente em março o mercado foi muito pessimista com a crise do Coronavírus e, de lá para cá, a volatilidade diminuiu criando meio que um “preço justo” do iBovespa, por volta dos 80 mil pontos.

Com todas as incertezas que temos pela frente, ainda acredito que a bolsa esteja levemente descontada, mas já não é uma grande pechincha como esteve em março.

Pensando em longo prazo, continuo achando o momento atrativo para acumular cada vez mais e mais ações.

Vou seguir investindo em ações, e se o índice Ibovespa descer abaixo dos 75 mil pontos, pretendo intensificar as compras.

Meu patrimônio em 2020 acumulou uma queda de 11,45%, não era o esperado, mas ainda acredito que a meta possa ser alcançada até o fim do ano, vamos aguardar.

Acompanhem-nos pelo instagram para ficar por dentro do mundo dos investimentos e conferir muitas dicas para fazer o seu dinheiro trabalhar para você.

É isso, Poupadores e Poupadoras, deixo aqui uma frase dita por Warren Buffett, o maior investidor do mundo.

“Ações são bons investimentos se forem tratadas como investimentos, não como fichas para serem trocadas o tempo todo”

Warren buffett

Até a próxima.