Aprenda a construir uma carteira previdenciária

78

Nesta coluna, você vai acompanhar de perto a minha carteira de investimentos e aprender mais sobre maneiras de alocar recursos para ter carteira previdenciária sólida.

A carteira teve uma valorização de 4,52% em dezembro, mais uma grande alta, embora dessa vez tenha sido abaixo do Índice Bovespa, que funciona como um termômetro do mercado de capitais, e valorizou 6,85%.

Sobre as negociações em bolsa de valores, liquidei uma posição em Klabin (KLBN4) e RB Capital General Shopping Sulacap (RBGS11). Vendi parte da posição em Hapvida (HAPV3) e em Cielo (CIEL3). Por outro lado, adicionei Itausa Investimentos (ITSA4) à carteira e fortaleci diversas posições já presentes na carteira, como Cemig (CMIG4), Valid (VLID3), Oi (OIBR3), entre outras.

E ainda confira alguns comentários de 2019 e algumas perspectivas para 2020.

Se quiser saber sobre toda a minha receita com investimentos, clique aqui.

Renda Fixa vs. Renda Variável

Mesmo investindo bastante em renda fixa, não foi o suficiente para compensar toda a valorização na renda variável. Com isso, a proporção em renda fixa teve outra redução, de 33,84% para 32,10%.

Esse percentual em renda fixa é uma boa reserva de oportunidade e serve como proteção caso um cenário adverso se apresente.

Rentabilidade mensal

A rentabilidade mensal é medida ao levar em consideração a variação entre o preço na liquidação de todos os ativos e os rendimentos do mês. Para saber mais sobre o cálculo de rentabilidade.

Em dezembro, a rentabilidade, de 4,52%, foi inferior ao índice Ibovespa, que funciona como um termômetro do mercado de capitais, e valorizou 6,85%.

Lembrando que pouco mais de 30% da minha carteira está em renda fixa, e isso faz com que a variação dos índices seja menor do que o índice Ibovespa, tanto na alta quanto na baixa.

Já a rentabilidade anual foi de 51,17%, apenas dois meses no negativo: março e abril. Ótimo resultado visto que o índice Ibovespa fechou 2019 em 32%.

Para saber mais sobre os ganhos com dividendos e vendas de ativos, clique aqui.

Carteira de Investimentos

O número de ativos na carteira reduziu de 24 para 23. Liquidei posição em Klabin (KLBN4), em RB Capital General Shopping Sulacap (RBGS11) e adicionei Itaúsa (ITSA4) à carteira.

A carteira aparenta ser muito pulverizada, mas as dez maiores posições representam 74,39%.

A única queda no mês foi em OIBR3 (-6,52%), já as três maiores altas foram em CARD3 (60,79%), em PRIO3 (42,13%) e em EUCA4 (32,80%).

Dezembro foi um mês agitado, vamos falar das principais negociações.

Negociações

O mês começou com a liquidação da posição em Klabin (KLBN4), não porque eu ache que a empresa apresentará resultados ruins, mas simplesmente por passar do meu preço teto e pelos robustos resultados só começarem a aparecer depois do início das operações, lá em 2022. Como ela subiu muito rápido e outras empresas ficaram mais interesses, decidi por realizar o desinvestimento da minha pequena posição. Nessa operação, o lucro líquido foi de 22,02% em cerca de 60 dias.

Durante o mês, comprei mais 200 ações de Oi (OIBR3) por acreditar que em breve a empresa conseguirá levantar o capital necessário para continuar o processo de transformação do seu negócio. Saiba mais sobre a Oi clicando aqui.

Aumentei de forma considerável a posição em Valid (VLID3), uma das empresas em que vejo grande potencial para 2020. Fizemos uma análise dela recentemente, clique aqui.

Outras vendas foram realizadas em Hapvida (HAPV3), empresa que vai além da simples venda de planos de saúde e possui operações verticalizadas, ou seja, tenta oferecer a solução de ponta a ponta. A Hapvida recentemente captou bastante dinheiro para expandir suas operações para a Sul do país. Essas empresas agora passam por mudanças para ganhos de eficiência e adaptação ao modelo de negócio da Hapvida, algo que vai requerer um tempo até que os resultados se consolidem.

É ótimo case, na casa dos R$ 40 por ação, sem dúvidas manteria as ações em carteira, mas o mercado ficou muito otimista com a empresa e a precificou muito acima do que acredito que o negócio vale. Por isso vendi parte da minha posição com ganho médio de 150%.

Devo continuar as vendas em Hapvida nos próximos meses, não porque o negócio é ruim, mas porque acredito estar sobrevalorizado.

Também vendi 100 ações de Cielo (CIEL3), o mercado ficou muito otimista sendo que o cenário para a empresa ainda é nebuloso. Existe uma guerra de preços em que a Cielo entrou de cabeça no início de 2019 para ganhar mercado. Ainda não é possível afirmar com certeza, mas a estratégia aparenta estar dando certo. Devido à subida, aproveitei para realizar a venda de uma parte da minha posição para investir em negócios mais oportunos. Dessa vez tive um pequeno prejuízo de 6,02%.

Falando em investimentos mais oportunos, finalmente adicionei a Holding do Itaú na carteira, isto é, Itausa Investimentos (ITSA4). É um case que promete pagar entre 7-8% de dividendos em 2020 sendo uma posição conservadora para a carteira. Como é uma empresa gigante, por volta de 95% do resultado vem do banco Itaú e não dá para esperar grande crescimento. Ainda assim, é uma ação que entrega proteção, estabilidade e bons dividendos.

Adquiri 200 ações a R$ 13,70 um ótimo preço dado as perspectivas para a empresa. Esse patamar de preço é uma ótima opção para quem busca opções conservadoras.

Também comprei mais 100 ações de Cemig (CMIG4), empresa com negócios principalmente na distribuição de eletricidade. Não vou me alongar nesse case, pois já falei dele nos meses anteriores.

Fora isso, também vendi e recomprei as ações da PetroRio (PRIO3), maior empresa brasileira privada de petróleo. Esse movimento foi apenas para realizar parte dos lucros acumulados, acima de 90% em nove meses. É uma das ações que estou mais otimista para 2020, sigo posicionado. Fizemos análise dela, saiba mais clicando aqui.

Falando especificamente dos fundos imobiliários, houve a liquidação da posição em Rb Capital General Shopping Sulacap (RBGS11), decisão tomada principalmente para concentrar os investimentos em outro FII da carteira, assim o dinheiro foi destinado para comprar Malls Brasil Plural (MALL11). Temos análise de MALL11, clique aqui.

Ufa, foi muita coisa. No mais, continuo deixando minha reserva para oportunidade e emergência lá na NuConta, rendendo 100% do CDI sem burocracia.

Sigo aguardando boas oportunidades para investimento.

Para fechar!

É, dezembro foi um mês com uma gestão mais ativa. A carteira teve o ótimo resultado de 4,52% para o mês e de mais de 50% no ano. Além disso, levo todo o aprendizado de 2019, quando pude aperfeiçoar minhas percepções e meu conhecimento, inclusive trazendo análises de alguns ativos, tanto de fundos imobiliários quanto ações, para ajudar vocês em suas próprias jornadas para a riqueza.

Para 2020 o cenário aparenta ser menos nebuloso do que foi 2019, um ano com novo governo, muitas promessas. Já 2020 é diferente, o governo avançou e já possui resultados a mostrar, o desemprego diminuiu, o PIB cresceu mais de 1%, a reforma da previdência foi aprovada, o que clareou o horizonte para os anos seguintes, entre outras.

Se o governo mantiver o ritmo e continuar com as reformas, administrativa e tributária, é bem possível que 2020 seja um ano ainda melhor. E isso refletirá também na bolsa de valores, afinal mais investimentos serão feitos em projetos que possam atender as necessidades dos consumidores. Com isso, é plausível pensar que a bolsa de valores possa chegar aos 130 mil pontos ou até mais.

No âmbito internacional tudo indica que a fase 1 do acordo comercial entre EUA e China será assinado, trazendo mais tranquilidade para os investidores.

Acredito que as melhores oportunidades de investimentos estão no Brasil e sigo confiante no mercado de capitais brasileiros, onde a maior parte do meu dinheiro está investida, sem abrir mão de uma boa reserva em renda fixa para aproveitar mudanças significativas que possam abrir janelas de oportunidades.

É isso, Poupadores e Poupadoras! Espero que este conteúdo te ajude a ver que é possível montar uma carteira previdenciária e garantir uma boa aposentadoria.

Se gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar com os amigos.

O que mais gostou do artigo? Alguma dúvida? Comenta aqui embaixo.